ARTIGOS

O diálogo no casamento

Com o tempo, é normal que o relacionamento mude em alguns pontos. Para manter a cumplicidade e os laços vivos, é importante nutrir continuamente a relação, porém, mesmo que o mundo esteja cada vez mais cheio de relacionamentos efêmeros e descartáveis, é possível manter um casamento saudável.

O primeiro passo para se comunicar bem, é saber ouvir. Se você não escutar com carinho e atenção as coisas que o seu marido te diz e ele não souber te escutar também, vocês nunca vão conseguir se comunicar de forma efetiva, pois a informação sempre ficará perdida. Por isso, tenha paciência para exercer uma boa comunicação entre o casal.

O casamento é como uma planta que precisa a cada tanto de um adubo, ser regada, ser podada na época correta; ou seja, necessita de carinho e cuidados constantes. É importante para o casal a manutenção de rotinas saudáveis como o lazer, mas o diálogo e uma conversa franca devem ser o ponto chave do relacionamento.

Psicólogos especializados em terapia de casal recomendam aproveitar cada conversa, cada discussão, para reafirmar o compromisso com o relacionamento, seja por palavras, gestos ou ações concretas. No final das contas, o principal combustível para uma relação bem-sucedida é que ambos se sintam queridos e respeitados.

O primeiro passo para ser capaz de superar uma crise e recuperar a harmonia no relacionamento é justamente acreditar que isso é possível. Muitas vezes, o nervosismo e a desilusão têm um efeito extremamente negativo na rotina, porque dão mais força aos problemas e dificultam encontrar soluções

Compartilhe com facebook
Compartilhe com whatsapp
Compartilhe com telegram
Compartilhe com twitter
Compartilhe com linkedin
Compartilhe com email